MISSÃO
VALORES
O IPP assenta nos seguintes valores, os quais norteiam o exercício do seu mandato:
Excelência – rigor e busca pela excelência, procurando manter sempre um alto nível na realização;
Inclusão e Pluralismo – promoção de e respeito pela diversidade de ideias e de opiniões;
Inovação – tanto na abordagem como no pensamento;
Partilha – de conhecimentos, de ideias, de pensamentos e de perspectivas;
Cidadania – com vista a uma maior e mais ampla participação da sociedade civil na formação de opinião e de políticas públicas.
ACTIVIDADES
> CAPACITAÇÃO EM LIDERANÇA
Estes cursos de capacitação são destinados, principalmente, a jovens dos países de língua oficial portuguesa que actuam em vários sectores (público, privado, sociedade civil).
Assim, os programas de formação e capacitação estão virados, primordialmente, para: (i) princípios básicos de liderança, (ii) gestão do desenvolvimento, (iii) empreendedorismo, (iv) engajamento cívico e (v) governabilidade democrática.
Objetivos Gerais
- Reforçar os mais elevados padrões e princípios éticos, assim como valores em sintonia com a governação democrática, os direitos humanos, a igualdade de género e o desenvolvimento sustentável e inclusivo, a fim de influenciar positivamente as atitudes e as práticas da actual e da próxima geração de jovens líderes nos países de língua portuguesa.
- Reforçar capacidades de liderança e competências práticas, promovendo a inovação e a gestão eficiente das transformações sociais, políticas e económicas.
> DIÁLOGOS ESTRATÉGICOS
Os Diálogos são abertos ao público e abordam temas cujo escrutínio cuidadoso e informado se espera possa contribuir para a formulação/reformulação de políticas públicas sensatas, condizentes com a realidade sobre a qual pretendem agir.
Objetivos Gerais
- Criar um espaço para o diálogo de alto nível e para a reflexão sobre questões de importância crítica para Cabo Verde, para a África e para o Mundo.
- Reforçar o exercício da cidadania, especialmente no seio da sociedade cabo-verdiana.
- Contribuir para uma democracia verdadeiramente participativa.
O Instituto tem em curso um projecto de Arquivo Presidencial, reunindo todo o acervo documental, fotográfico, bibliográfico e audio-visual relativo à carreira política do Presidente Pedro Pires, tornando-se, proximamente, num centro de recursos que possa atrair investigadores nacionais e internacionais, assim como a própria sociedade civil.
Pedro Pires, Combatente da Liberdade da Pátria, Primeiro-Ministro de Cabo Verde de 1975-1991, líder da oposição durante 10 anos e Presidente da República de 2001–2011, pelas funções que desempenhou, acumulou uma grande quantidade de documentos com conteúdos, formas e suportes diferentes, constituindo um valioso acervo, que importa organizar, catalogar, digitalizar e disponibilizar. O IPP é o fiel depositário deste importante acervo, cujo conteúdo se confunde com a história política recente de Cabo Verde.
NOSSOS DOCUMENTOS
Clique para fazer o downloadORGÃOS
> Conselho de administração
Pedro Pires
Combatente da liberdade da pátria, chefiou as delegações do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) durante as negociações para a independência desses dois países. De 1975 a 1991, foi Primeiro-Ministro de Cabo Verde. Tendo perdido as eleições legislativas de 1991, permaneceu na oposição, enquanto Secretário Geral do PAICV, até 2001. Em 2001, foi eleito Presidente da República de Cabo Verde, cargo que ocupou até 2011, cumprindo dois mandatos. No final do seu mandato presidencial, foi galardoado com o Prémio Mo Ibrahim de Boa Governação em África, em reconhecimento da sua contribuição para o desenvolvimento de Cabo Verde. É, actualmente, Presidente do Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP) e da Fundação Amílcar Cabral.
Indira Pires
Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra em 2003. Assessora do Ministro da Administração Interna (2004-2009). Passando pelo sector privado, trabalhando na Empresa Prime Consulting de 2010 a 2012. Membro da Fundação Amilcar Cabral.
Djalita Fialho
Doutora em Development Studies no International Institute of Social Studies de Haia, Holanda. Licenciada em Gestão pela University of Massachusetts Boston (com Minor em Economia), pós-graduada em Gestão pela Harvard University e Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG (Lisboa). Integrou a equipa da Direcção de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, assim como as equipas das Missões Permanentes de Cabo Verde e de Portugal junto da ONU em Nova Iorque.