O INSTITUTO
Formar jovens lideres e consolidar o processo de desenvolvimento de Cabo Verde e da África

MISSÃO

O IPP foi idealizado como uma plataforma proactiva e inovadora para pensar e agir sobre as limitações, os constrangimentos e os desafios que se distinguem na implementação e no exercício de uma governação verdadeiramente democrática, responsabilizadora e comparticipada, essencialmente em Cabo Verde e em África.

VALORES


O IPP assenta nos seguintes valores, os quais norteiam o exercício do seu mandato:

Excelência – rigor e busca pela excelência, procurando manter sempre um alto nível na realização;
Inclusão e Pluralismo – promoção de e respeito pela diversidade de ideias e de opiniões;
Inovação – tanto na abordagem como no pensamento;

Partilha – de conhecimentos, de ideias, de pensamentos e de perspectivas;
Cidadania – com vista a uma maior e mais ampla participação da sociedade civil na formação de opinião e de políticas públicas.

ACTIVIDADES


> CAPACITAÇÃO EM LIDERANÇA


Os participantes nos cursos de capacitação para a liderança do IPP são familiarizados com práticas eficientes, criativas e inclusivas de liderança e capacitados para enfrentar os desafios relacionados com o desenvolvimento, a paz, a segurança e a melhoria do processo democrático.

Estes cursos de capacitação são destinados, principalmente, a jovens dos países de língua oficial portuguesa que actuam em vários sectores (público, privado, sociedade civil).
O objetivo último é melhorar a qualidade dos actuais e futuros líderes, empoderando-os com as competências necessárias para fomentar, de forma eficiente e sustentável, o progresso e o desenvolvimento.
Assim, os programas de formação e capacitação estão virados, primordialmente, para: (i) princípios básicos de liderança, (ii) gestão do desenvolvimento, (iii) empreendedorismo, (iv) engajamento cívico e (v) governabilidade democrática.

Objetivos Gerais
  • Reforçar os mais elevados padrões e princípios éticos, assim como valores em sintonia com a governação democrática, os direitos humanos, a igualdade de género e o desenvolvimento sustentável e inclusivo, a fim de influenciar positivamente as atitudes e as práticas da actual e da próxima geração de jovens líderes nos países de língua portuguesa.
  • Reforçar capacidades de liderança e competências práticas, promovendo a inovação e a gestão eficiente das transformações sociais, políticas e económicas.

> DIÁLOGOS ESTRATÉGICOS


Criado em 2014, o Diálogo Estratégico do IPP é um evento anual de um dia, que reúne, em Cabo Verde, especialistas e stakeholders de diversas áreas e nacionalidades.
Os Diálogos são abertos ao público e abordam temas cujo escrutínio cuidadoso e informado se espera possa contribuir para a formulação/reformulação de políticas públicas sensatas, condizentes com a realidade sobre a qual pretendem agir.
O segundo Diálogo Estratégico foi realizado em Maio de 2015, também na cidade da Praia, sob o tema “Inovação na gestão do desenvolvimento” e teve como oradores Domingos Simões Pereira, Boaventura de Sousa Santos, Cristovão Buarque, entre outros.
O terceiro Diálogo Estratégico, sobre "Que capital humano, para que desenvolvimento?" trouxe à cidade da Praia importantes individualidades como o conceituado empreendedor social natural do Gana, Fred Swaniker e o cientista Norte-Americano Bob Barboza.
O quarto Diálogo Estratégico debateu questões ligadas à "Democracia e Imprensa Livre", com o importante contributo do brasileiro Celso Amorim, do senegalês Abdoulaye Bathily, entre outros.

Objetivos Gerais
  • Criar um espaço para o diálogo de alto nível e para a reflexão sobre questões de importância crítica para Cabo Verde, para a África e para o Mundo.
  • Reforçar o exercício da cidadania, especialmente no seio da sociedade cabo-verdiana.
  • Contribuir para uma democracia verdadeiramente participativa.
Arquivo Presidencial
O Instituto tem em curso um projecto de Arquivo Presidencial, reunindo todo o acervo documental, fotográfico, bibliográfico e audio-visual relativo à carreira política do Presidente Pedro Pires, tornando-se, proximamente, num centro de recursos que possa atrair investigadores nacionais e internacionais, assim como a própria sociedade civil.

Pedro Pires, Combatente da Liberdade da Pátria, Primeiro-Ministro de Cabo Verde de 1975-1991, líder da oposição durante 10 anos e Presidente da República de 2001–2011, pelas funções que desempenhou, acumulou uma grande quantidade de documentos com conteúdos, formas e suportes diferentes, constituindo um valioso acervo, que importa organizar, catalogar, digitalizar e disponibilizar. O IPP é o fiel depositário deste importante acervo, cujo conteúdo se confunde com a história política recente de Cabo Verde.
São materiais raros, originais ou únicos, actualmente guardados no Instituto e na residência do seu Patrono, e que têm vindo a ser alvo de devido tratamento e organização arquivistica.
A sua organização, conservação, informatização e disponibilização para consulta pública, será uma valiosa contribuição do IPP na difusão de momentos relevantes da história política do país.

ORGÃOS


> Conselho de administração


Pedro Pires

Combatente da liberdade da pátria, chefiou as delegações do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) durante as negociações para a independência desses dois países. De 1975 a 1991, foi Primeiro-Ministro de Cabo Verde. Tendo perdido as eleições legislativas de 1991, permaneceu na oposição, enquanto Secretário Geral do PAICV, até 2001. Em 2001, foi eleito Presidente da República de Cabo Verde, cargo que ocupou até 2011, cumprindo dois mandatos. No final do seu mandato presidencial, foi galardoado com o Prémio Mo Ibrahim de Boa Governação em África, em reconhecimento da sua contribuição para o desenvolvimento de Cabo Verde. É, actualmente, Presidente do Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP) e da Fundação Amílcar Cabral.

Pedro Pires
Presidente
Indira Pires

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra em 2003. Assessora do Ministro da Administração Interna (2004-2009). Passando pelo sector privado, trabalhando na Empresa Prime Consulting de 2010 a 2012. Membro da Fundação Amilcar Cabral.

Indira Pires
Directora Executiva
Djalita Fialho

Doutora em Development Studies no International Institute of Social Studies de Haia, Holanda. Licenciada em Gestão pela University of Massachusetts Boston (com Minor em Economia), pós-graduada em Gestão pela Harvard University e Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG (Lisboa). Integrou a equipa da Direcção de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, assim como as equipas das Missões Permanentes de Cabo Verde e de Portugal junto da ONU em Nova Iorque.

Djalita Fialho
Membro do Conselho Directivo

> Conselho Consultivo


Antonieta Auselinda da Conceição Lopes


Claudia Sofia Marques Rodrigues


Tatiana Rodrigues Pires Pereira Neves


Olugbenga Adesida


Paulino Dias


Ângelo Barbosa


Helena Maria de Jesus Elias Curado Tolentino


Carmem Barros


Harold César Silva Tavares


Carlos Alexandre Reis


Jorge Borges



PARCEIROS


Menu Top